segunda-feira, 24 de março de 2014

Dicas para deixar o cabelo do filhote saudável e bonito



Qual é a idade certa para o primeiro corte? Minha filha vai ficar bem de franja? Gel faz mal para o cabelo dos meninos? Produtos 2 em 1 são indicados para bebês? As dúvidas de quem tem crianças pequenas vão além de amamentação, fraldas e lição de casa. Os cuidados certos com o cabelo também fazem parte das preocupações rotineiras de pais e mães, principalmente naquela idade em que os pequenos começam a se olhar no espelho e ter opinião própria sobre produtos, cortes e penteados. para ajudar você a cuidar com carinho das lindas madeixas da garotada.

O primeiro corte
As características do cabelo são definidas pela genética e não é o corte de cabelo que vai influenciar nisso. Mas, é importante lembrar que, assim como nos adultos, o corte fortalece os fios e faz com que cresçam mais fortes e saudáveis.

Deve-se cortar de quanto em quanto tempo?
O ideal é a cada 30 dias para os que usam franja. Caso contrário, de dois a três meses é um bom intervalo. Depois disso os fios já começam a crescer fracos, quebradiços e embaraçam mais.

Cachinhos por mais tempo: o sonho de toda mãe
Alguns profissionais utilizam técnicas para prolongar o tempo dos cachinhos. A cabeleireira Micheli Costin, proprietária do Salão Infantil Michelli, de Curitiba, conta que repica as pontas e deixa que as mechas com fios novos se misturem ao resto dos cabelos, não cortando tudo de maneira uniforme. Mas, não adianta lutar contra a natureza: se os cabelos são lisos na raiz, mais cedo ou mais tarde os cachinhos vão embora.

Produtos de criança x adultos
A diferença está na composição. Os xampus, por exemplo, destinam-se à limpeza e não podem irritar o couro cabeludo e os olhos das crianças, por isso o seu pH varia entre 7,0 e 8,5. Já para adultos, o pH do xampu fica em torno de 5,0.

Criança pode usar produto de adulto?
Julie Emanueli de Sousa, gerente do salão Funny Hair, de São Paulo, é contra. Para ela, as indicações de idade na embalagem devem ser seguidas à risca. Já Micheli acredita que depende muito do cabelo criança. Algumas devem começar a usar produtos de adulto por volta dos sete ou oito anos.

2 em 1
Micheli recomenda até os cinco anos, mais ou menos, mas alerta para a necessidade de aplicar um creme para pentear depois do banho. Já Julie é contra e afirma que o melhor mesmo é usar xampu e condicionador separados.

Existe uma idade em que os fios mudam de textura?
Lá pelos dez, 11 anos (nos meninos) e por volta dos nove (nas meninas), os hormônios fazem com que o cabelo mude bastante. Normalmente, os fios ficam mais oleosos e é hora de dar mais atenção aos cuidados diários. “Nessa época, muitas crianças devem começar a usar produtos de adulto”, diz Micheli.

Gel e boné, uma combinação complicada
Sempre apressadinhos, os meninos têm o hábito de encher de gel o cabelo ainda úmido e logo colocar o boné. Isso pode gerar caspa e até fungo no couro cabeludo. O ideal é passar gel só nas pontas (sem encostar na cabeça) e não usar boné quando aplicar o gel.

Secador todo o dia
Julie Emanueli não recomenda o uso do secador diariamente. Para ela, o ideal é secar naturalmente e, quando usar o secador, optar pela regulagem mais fraca, com ar frio. Micheli Costin sabe que no Sul é mais complicado abrir mão do secador em função do frio. Para ela, o secador usado corretamente (com uma distancia mínima de 15 centímetros do couro cabeludo) não prejudica o cabelo.  Ela lembra que o ruim mesmo é deixar a criança dormir com o cabelo molhado.

Chapinha pode?
Começa cedo a fixação das meninas por cabelos muito lisos. Por isso, é importante ter bastante cuidado. Chapinha (ou prancha) deve ser feita esporadicamente. Quinze dias é o intervalo recomendável, segundo Micheli . Já Julie alerta: não se deve aplicar óleo, creme de tratamento ou condicionador antes de fazer prancha. “Isso faz com que os fios fiquem queimados e quebradiços”, explica. Ela recomenda que o cabelo seja lavado apenas com um xampu sem sal.

Cabelos bem hidratados
Tanto Micheli quando Julie recomendam a hidratação, principalmente para as meninas de cabelo comprido e crianças que fazem natação. Neste caso, as duas concordam que podem ser usados produtos para cabelos de adulto. Para Micheli, uma vez por mês (ou a cada 15 dias, em casos específicos) é o recomendável. Já Julie afirma que o melhor é hidratar uma vez por semana.

De olho na química
A escova progressiva não é recomendada para o cabelo das crianças. Aliás, nenhum tipo de química (incluindo mechas e luzes) deve ser feita enquanto o cabelo ainda não tem a textura totalmente definida. Micheli afirma que não utiliza nenhuma dessas técnicas em meninas com menos de 18 anos. Já Julie Emanueli diz que no Funny Hair há uma escova progressiva com menos química, que pode ser feita a partir dos 13 anos. Vale lembrar que esse é um processo que exige muita cautela. Se algum procedimento for feito de forma equivocada, as consequências podem ser desastrosas tanto para os cabelos quanto para a saúde da criança. Fique de olho na qualificação do profissional responsável pelo processo e nos produtos utilizados. E não faça nada antes de conversar com o pediatra.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário